Ouça a reportagem:
Depois do fim de semana, voltar às atividades na segunda-feira é sempre difícil, né? Mas engana-se quem pensa que esse é o dia mais detestado da semana, pelo menos lá fora. Uma pesquisa da Universidade Stony Brook, dos Estados Unidos, concluiu que o estado de espírito das pessoas não muda de segunda a quinta-feira.
É quase uma unanimidade.
— Qual que é o pior dia da semana para a senhora?
— Segunda.
— Por quê?
— Segunda-feira.
— Por quê?
— Volta a rotina normal de trabalho.
Contrariando os brasileiros, uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que a segunda-feira não é o pior dia da semana. Por lá, o humor das pessoas permanece o mesmo de segunda a quinta-feira.
Os pesquisadores ouviram 340 mil americanos que trabalhavam cinco dias por semana em empregos tradicionais, como em escritórios, por exemplo. Mas esse universo de estudo pode ter comprometido o resultado.
A experiência de trabalho de um sepultador é muito diferente da de um executivo, que por sua vez é muito diferente da de um professor. Então, fica difícil generalizar se a segunda-feira é um bom ou um mau dia para gente que faz coisas tão diferentes.
Para este especialista em recursos humanos, as empresas podem adotar algumas atitudes que ajudam a tornar o primeiro dia útil da semana um pouco mais agradável.
Num ambiente um pouco mais legal, às vezes com música. Tudo vai depender, obviously, daquilo, daquilo que você faz, com que que você trabalha.
Mas numa coisa, brasileiros e americanos concordam. Nada como uma sexta-feira para terminar a semana bem mais alegre.
E aí você não vai trabalhar no sábado, no domingo, e tal. Aí você começa a se divertir no fim de semana, e tal.